Qual a qualificação, habilitação e experiência necessária para alugar um veleiro?

Para alugar um veleiro com skipper (bareboat com skipper contratado) ou com tripulação (Crewed), você não precisa de nenhuma experiência nem habilitação. Mas é importante saber que você é responsável pelo enxoval e equipamentos do barco, qualquer dano causado por você ou seus dependentes será cobrado.


Para alugar um Bareboat o responsável pelo charter deverá ser maior de 21 anos, possuir comprovada experiência náutica e habilitação válida, preferência para mestre amador, com pelo menos 2 anos de emitida. Também deve ter noções básicas de manejo e cuidados do motor interno do veleiro comprometendo-se a controlar diariamente o nível de óleo, água de arrefecimento do motor, correias, mangueiras etc. 

Os veleiros de charter somente navegam no interior da Baia da Ilha Grande. No entanto por exigência dos proprietários ou dos seguros alguns veleiros exigem habilitação superior a Mestre Amador ou Arrais Amador com experiência comprovada.

O formulário CV Náutico é que comprova a experiência do candidato a alugar um veleiro bareboat. Este deve ser enviado junto com uma cópia JPG/PDF de sua habilitação antes da Reserva. A experiência será verificada também no momento da apresentação da embarcação (Briefing de embarque) e caso o responsável técnico pelo barco entenda que você não têm experiência suficiente será designado um skipper independente. Os custos desse profissional devem ser pagos por você ainda no embarque pelo numero de dias, incluindo o dia da chegada. A alimentação do skipper profissional também é de sua responsabilidade.

O responsável técnico tem toda liberdade de decidir sobre a necessidade ou não de um skipper, sua decisão não poderá ser contestada sob nenhum aspecto e o charter não poderá ser cancelado por esse motivo. Por isso, assegure-se de possuir a experiência necessária para manejo e cuidado com um veleiro. 

Na dúvida Contrate um skipper profissional:
Sair com uma embarcação desconhecida em uma área desconhecida não é nada fácil. Muitos capitães têm experiência de muitos anos e mesmo assim solicitam um skipper pelo menos por um ou dois dias para conhecer melhor a área e o barco. Dessa forma a estada a bordo e o passeio na baia será muito mais confortável.



Caso você tenha habilitação e se sinta seguro, não se preocupe, pois durante a apresentação do barco (Briefing de embarque) será explicado cada detalhe da embarcação e feita uma explanação sobre os melhores pontos da baía locais de reabastecimento e de ancoragem. Por isso tente chegar bem cedo no dia do embarque.



Lembre que você deve portar sua habilitação e documentos originais e válidos por todo o período de navegação.



Outra coisa muito importante é que os seguros das embarcações bareboat não cobrem danos no motor por superaquecimento ou mal uso. Você deve ser capaz de verificar mangueiras, bombas e todo o sistema de refrigeração do motor, verificando nível de água e óleo e condições das correias além de estar atendo à saída frequente de água salgada.



O Seguro também não inclui danos no Dinghy (bote inflável auxiliar) e no motor de popa (caso haja ou tenha sido alugado como extra). Também não cobre a substituição destes itens por nenhum motivo. O cuidado com a guarda e segurança deste é sua responsabilidade e você deverá substituir o bote por outro exatamente igual independente do valor do deposito caução.



Os veleiros têm seguro específico para atividade de charter por isso você deve respeitar os limites desta atividade, nenhum dano causado fora da área de navegação permitida pelo contrato será coberto pelo seguro.


Para visitantes de países que não exigem habilitação específica, infelizmente não será possível alugar um veleiro sem tripulação. Verifiquem junto ao seu país qual é a forma de emitirem um certificado oficial valido internacionalmente. Somente comprovar experiência ou certificados de cursos náuticos não é suficiente para comprovação de habilitação junto à Marinha do Brasil e suas delegacias.



Para argentinos, veja as equivalências das licenças de VELA E MOTOR:

Timonel é equivalente ao Arrais Amador
Patrón é equivalente ao Mestre Amador
Piloto é equivalente ao Capitão Amador

É OBRIGATÓRIO PORTAR LICENÇA VALIDA ORIGINAL E DNI (Mercosul) OU PASSAPORTE


Para outros países: NOTE QUE VOCÊ IRÁ ASSINAR UM DOCUMENTO ATESTANDO QUE SUA LICENÇA É VALIDA. CASO SEU IDIOMA NÃO SEJA DE FÁCIL COMPREENSÃO VOCÊ SERÁ RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES DE SEU DOCUMENTO.

Arrais Amador é a habilitação que permite navegar em águas consideradas abrigadas pela Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), no caso, na parte interior da Baía da Ilha Grande.

Mestre Amador é a habilitação que permite navegar entre portos, em águas desabrigadas com vistas a costa.

Capitão amador é a habilitação que permite navegar entre portos sem vistas a costa.


Verifique com as autoridades a validade de sua licença, para a operadora de charter sua assinatura no formulário de CV náutico significa que as informações são verdadeiras e que você possui licença valida. Caso as informações sejam imprecisas ou não verdadeiras a responsabilidade por qualquer evento decorrente da falta de licença será sua responsabilidade.

Bons exemplos de motivos para você ter certeza que possui uma licença válida: 
a) sem uma licença válida o seguro da embarcação pode não pagar o sinistro ocorrido. Qualquer dano ou perda da embarcação, dano a terceiros, morte, lesões etc serão totalmente de sua responsabilidade.
b) caso a embarcação seja multada devido a falta de licença valida você arcará com esse custo
c)caso a embarcação seja apreendida por falta de habilitação valida ou por você ter infringindo alguma lei e haja alugueis agendados para todo o período que a embarcação ficar indisponível você deverá pagar por uma embarcação igual ou superior para substituição
d) caso embarcação seja apreendida por falta de habilitação ou por infringir alguma lei você terá que pagar também a multa de não devolução (igual ao dobro do valor da diária para cada dia que a embarcação não for devolvida)

 

 

Newsletter

Promoções

Baixa Temporada: Junho

Promoção de baixa temporada no mês de Junho/2017

Todos os veleiros com tarifário de baixa temporada com descontos de 25% sobre o valor da diaria "cheia"

mais informações: reservas@sailabout.com.br

Charter Area / Área de Navegação

 

  

Sugestão de Roteiros / Pontos de Interesse