O pernoite a bordo é confortável?

Alguns fatores influenciam muito seu conforto a bordo, veja algumas dicas:

VENTO E ONDAS: Os lugares de pernoite são escolhidos por serem calmos e abrigados de ventos e ondas. Se você escolheu um veleiro tripulado será informado dos melhores lugares para pernoite. Caso alugue um "bareboat" será informado no "briefing", mas também já pode visitar nossa seção de Roteiros Sugeridos para estudar esse assunto. 

FRIO E CALOR: É muito raro fazer frio dentro dos veleiros, mesmo assim todos são equipados com cobertores e mantas. Calor é outro ponto de conforto muito questionado. As vezes faz calor sim. Os veleiros possuem ventiladores nas cabines, mas não é aconselhável deixá-los ligados toda a noite, isso pode descarregar o banco de baterias de serviço. Algumas sugestões para evitar o calor a noite:

1.Evitar utilizar o forno para cozinhar a noite 
2.Deixar o barco sempre arejado. Na âncora ou na poita as embarcações se posicional ao vento o que auxilia o fluxo de ar dentro do barco. Utilizar o direcionador de ar na proa ajuda também (feito de pano e amarrado de forma que canalize o ar para dentro do veleiro) 
3.Jogar um pouco de água no convés antes de dormir 
4.Mesmo que esteja calor, saiba que na água as temperaturas são muitos mais baixas que em terra 
5.Se puder alugar um barco com ar condicionado ok, mas lembre que para ligar o ar condicionado também tem que ligar o gerador de energia e o custo do combustível do gerador não está incluído no valor do charter.

MOSQUITOS: é necessário equipar-se contra mosquitos principalmente para os passeios em terra durante o dia e fim da tarde. No entanto, na maioria dos locais de ancoragem para pernoite na Ilha Grande não possuem grandes problemas com mosquitos comparado com outras regiões do país. Em alguns locais, proximos a vilas e riachos os conhecidos Borrachudos existem. A presença deles a bordo pode ser evitada ancorando afastado da costa e fechando os camarotes alguns minutos antes do entardecer. O problema realmente existe nas marinas em Angra e em Paraty porque neste lugares sim sofrem com apresença mosquitos. Não é comum utilizar marinas nessa região, pois há diversos lugares ótimos onde ancorar, mas caso você planeje ir a uma delas melhor levar repelentes. 

CAMAROTES: As camas dos veleiros são relativamente confortáveis, lógico que não é como num hotel, mas são realmente adequadas. Escolha os veleiros por sua altura. Se você é muito alto pode ter problemas com as camas de veleiros pequenos. Grupos muito grandes podem ficar desconfortáveis se tiverem que utilizar as camas do salão por exemplo. Há bons jogos de roupas de cama e banho nos barcos incluído no valor da diária, mas se você preferir trazer seu travesseiro, aquele que você está acostumado, vai se sentir mais confortável. 

ESPAÇO A BORDO: Não há muito lugar para colocar coisas e malas, vai ficar mais confortável se você não trouxer muita bagagem.

AGUA E ENERGIA: o conforto passa também por saber economizar água e energia. Os veleiros possuem tanques de água limitado, a pesar de haver água quente nos chuveiros e um conforto relativo bom para tomar banho, lembre-se que cada vez que você tiver que ir recarregar os tanques serão momentos de passeio que estará perdendo. Economizar é necessário. O consumo racional das baterias também é um item de conforto, você terá energia suficiente para ler a noite, escutar música, carregar o celular etc; mas se abusar: deixar o ventilador ligado a toa, não apagar as luzes de cabine, utilizar mal o inversor, deixar a geladeira aberta, recarregar itens de geladeira sem o motor ligado etc. vai ter que ligar o motor para carregar baterias muito mais vezes do que o necessário, isso incomoda e gasta combustível. Se o desperdício for evitado haverá muito mais conforto quando á energia e água a bordo.

 

 

 

 

Newsletter

Promoções

Baixa Temporada: Junho

Promoção de baixa temporada no mês de Junho/2017

Todos os veleiros com tarifário de baixa temporada com descontos de 25% sobre o valor da diaria "cheia"

mais informações: reservas@sailabout.com.br

Charter Area / Área de Navegação

 

  

Sugestão de Roteiros / Pontos de Interesse