O que devemos planejar quanto a refeições a bordo

Os veleiros geralmente possuem cozinha relativamente completa, confortável e espaço suficiente para guardar alimentos secos e frios (veja descrição de cada um). Aqui estão nossas dicas de comidas a bordo. Esse artigo foi feito com objetivo de auxiliar nas suas compras, não é nenhuma regra ou impedimento. Ao fazer as compras considere essa experiência que compartilhamos com você aqui.

Lembre de comprar gelo se deseja fazer drinks e caipirinhas os barcos que possuem geladeiras elétricas 12v esfriam mas não fazem cubos de gelo. As embarcações que posuem caixa de térmica são as que mais necessitam de gelo. A embarcação sai com um saco de gelo fornecido pela empresa incluido no valor do aluguel. 

CHURRASQUEIRA também é um opcional, por favor reserve com antecedência. 

Sugestão para as refeições:

Planejar um café da manhã farto
Frutas: maçã, melão, pera, bananas, limão, mamão. Não é aconselhável: melancia, morangos, uvas. 
Manteiga com embalagem plástica com tampa. Requeijão com embalagem com tampa que fique bem fechada após aberto.
Queijos, frios como presunto, salames e outros defumados que têm bom tempo de conserva são uma boa opção.
Ovos também podem ser preparados sem dificuldade. 
Geleias, patês, biscoito de água, recheados, pão de forma, pão fresco, cereais, granola, pó de café, leite em embalagem com tampa ou leite em pó.

Lanche/merenda: Muitos lugares para comer petiscos são encontrados para esse momento, no entanto em navegações longas pode se planejar um salgadinho em pacotes, barra de cereais, biscoitos, frutas secas, nozes, avelãs, castanhas, amendoim, maçã e outros fáceis de consumir sem utilizar pratos e talheres. 

Almoço: Sugerimos sanduíches com pão de forma, salada, atum, torradas com patês, azeitona, frios, ovos cozidos, batata cozida, salsicha e outros pratos rápidos. Parar para fazer um almoço elaborado por um lado pode atrapalhar o passeio, dispensar o melhor momento de velejadas para preparar um almoço pode não ser uma boa ideia todos os dias. Por outro lado parar em um restaurante neste horário significa dedicar bastante tempo do passeio para isso.

Lembrar de trazer, sal, pimenta, condimentos, óleo, azeite, vinagre, maionese etc.


Jantar: Há restaurantes para Jantar em Abraão, Saco do Céu, Sitio Forte, Frade e Paraty. Para outros lugares de fundeio noturno planejar uma refeição.  Nem todos os restaurantes aceitam cartão de crédito/debito ou moenda estrangeira. Os restaurantes das ilhas (exceto Abraão e Paraty) encerram suas atividades muito cedo, 22h geralmente.

Sugestões para o jantar a bordo: massas resfriadas/secas, macarrão, lasanha congelada, Marinados congelados, salsichas com molho pronto, carne de panela, frango em pedaços, mini-pizzas, carne moída, carne picada em cubos, creme de leite, molho de tomate, molho branco, queijo ralado, sopas express outros de preparao instantâneo. 

Uma boa pedida é um churrasco a bordo (caso tenha optado pelo aluguel da churrasqueira): sugerimos carnes com cortes pequenos, e com pouca gordura e lingüiça. O melhor carvão para utilizar a bordo é o prensado (são pequenos e rígidos, se vende em casas especializadas), no entanto o comum também pode ser utilizado. Algumas churrasqueiras são à gás, é uma boa opção também.

Salada de folhas (ideal é o alface americano, esse arepolhado que dura mais tempo na geladeira do barco), ceneura para ralar, palmito, picles, jardineira de legumes.


Sugestão de Bebidas: o ideal são garrafas pequenas e latas de 350ml, sucos em embalagens longa vida, água com gás e limão, drinks, vinho para acompanhar o jantar. 

Dicas para cozinhar: planeje refeições que possam ser preparadas com uma ou no máximo duas panelas. O ideal é que sejam quantidades que não sobrem, pois não há espaço para armazená-las depois de preparadas. O forno é bom, no entanto aquece muito o interior do barco, é ideal para fazer torradas, aquecer pizzas, não é ideal para assar carnes ou bolos.

Newsletter

Promoções

Baixa Temporada: Junho

Promoção de baixa temporada no mês de Junho/2017

Todos os veleiros com tarifário de baixa temporada com descontos de 25% sobre o valor da diaria "cheia"

mais informações: reservas@sailabout.com.br

Charter Area / Área de Navegação

 

  

Sugestão de Roteiros / Pontos de Interesse