Ilha do Cedro Jan 2018

Ilha do Cedro (Paraty)

Passeio na Ilha do Cedro e Tarituba - by Renata Liu

As vezes as pessoas que alugam veleiros querem fazer muita coisa, visitar muitos lugares com pouco tempo. Nosso blog tem o objetivo de mostrar para os leitores que delícia é curtir o veleiro, o mar e os lugares sem pressa, relaxando e curtindo o que o dia tiver para oferecer. Esse post é sobre um fim de semana na Ilha do Cedro a meio caminho entre Angra e Paraty. Vale a pena.

Saindo do Bracuhy - Angra são aproximadamente 18 milhas. A saída foi numa Sexta-Feira por volta do meio dia, navegando pelas ilhas Sandri e Araraquara, curtindo o visual incrível das praias do Continente (muito mais bonito do que a vista que tem aqueles que estão na praia! - exceto a vista da usina nuclear que a gente finge não ver), a mistura da montanha, areia e mar é uma obra de arte da Natureza. Tinha um ventinho para motorar com genoa apoiando, tranquilinho.

Tarituba é uma vila de pescadores muito pitoresca, após ancorar vale a pena um passeio e um pit stop nos bares da praia. Também tem mercadinho e local para comprar pão. O por do sol é mais gostoso a bordo já com uns queijinhos, salame e picles na mesa do cockpit. Boa Ancoragem para passar a noite, basta ter cuidado com os baixios na entrada próximo à Ilha Comprida.

Sábado saímos para a Ilha do Cedro passamos por fora da Ilha do Pelado, que é outro ponto interessante para  quem tiver mais tempo de passeio. Ancoramos na enseada "norte" da ilha do Cedro, notável por uma ilhota com prainha de areias brancas e ruínas de uma construção que dizem ter sido um tipo de SPA (desativado faz um bom tempo). Uma vez ancorados, como era de manhã cedo conseguimos comprar camarões frescos direto do barco de pesca que havia chegado recentemente do arrasto. 11 horas..."bar aberto" preparamos caipi de Abacaxi e começamos os preparativos para o churrasco de camarão saboreado entre refrescantes mergulhos. Após um merecido descanso do almoço, assim que o sol deu uma trégua, passeio de sup remando até a Ilhota e costeando a de volta a Ilha do Cedro. Poderíamos passar a noite neste local, mas chegaram dezenas de outros veleiros (havia um encontro de velejadores, turma animada e um pouco barulhenta para quem queria relaxar) então mudamos para a praia ao lado ainda com luz, deu tempo de desembarcar e curtir o fim do dia no Bar do Nelson saboreando o famoso drink local "astronauta". Ninguém tinha fome para jantar então um lanchinho noturno foi o suficiente para esta noite.

Acordar cedo é tudo para quem está no mar, aproveitamos que a maré estava super baixa e o dia claríssimo: madrugamos e tomamos um café da manha super básico rapidinho e desembarcamos. A ilha do Cedro com maré baixa consegue ser mais bonita do que o de costume. A vista com a luz da manhã é impressionante, com a majestosa Serra do Mar no fundo, a faixa de areia branca da praia do continente logo em frente, o mar do meio do canal refletindo a luz do sol no veleiros logo em segundo plano, a água clarinha tipo Caribe à beira da praia onde estamos observado entre as pedras e piscinas naturais que criam uma passagem temporária para a ilhota de pedras da ponta da praia. Passamos com cuidado entre as pedras e tiramos mais fotos e selfies do que um ser humano equilibrado poderia considerar "normal", basta ter bastante memória e trazer o celular carregado de preferência naquelas drybags adequadas.

Almoçamos cedo no bar do Nelson (peixe gralhado) e partimos antes das 13h velejando por fora das ilhas (tinha vento!) de volta a Angra chegando as 17h na Marina Bracuhy.

Newsletter

Promoções

Baixa Temporada: Junho

Promoção de baixa temporada no mês de Junho/2017

Todos os veleiros com tarifário de baixa temporada com descontos de 25% sobre o valor da diaria "cheia"